O embalagem de pó O processo de embalagem pode ser difícil e perigoso se não for feito corretamente. Mesmo o processo de embalagem mais tecnologicamente competente pode ser complicado se houver pó e outras partículas em suspensão no ar.
Produtos como café moídoA proteína de soro de leite, os produtos de marijuana legalizados e até mesmo determinados snacks secos e refeições para animais de estimação podem contribuir com uma quantidade significativa de poeira para a área em que são embalados.
Quando um produto seco, em pó ou poeirento se desloca através de pontos de transferência no sistema de embalagem, as emissões de poeiras aumentam significativamente. Em suma, a possibilidade de partículas transportadas pelo ar existe sempre que o produto está em movimento, ou sempre que começa ou pára abruptamente de se mover.
Segue-se uma lista de caraterísticas das actuais máquinas de embalagem de pós que podem ajudar a diminuir ou a eliminar o impacto negativo que o pó tem na sua linha de embalagem automatizada:
Accionamentos de maxilas fechadas
Proteger os elementos móveis que accionam as maxilas de vedação do seu máquina de embalagem de pó A proteção contra partículas transportadas pelo ar é da maior importância se trabalhar numa área propensa a poeiras ou se produzir um produto propenso a atrair poeiras.
As máquinas de embalagem que se destinam a ser utilizadas em condições de sujidade ou humidade possuem um acionamento de maxilas totalmente fechado. Este invólucro protege o acionamento da mandíbula de detritos que poderiam obstruir o seu funcionamento se estivesse exposto a eles.
Os accionamentos das maxilas também são revestidos a pó, o que reforça a defesa da máquina contra a ferrugem e a corrosão. Tenha em atenção que nem todos os revestimentos em pó são iguais. Alguns revestimentos em pó são aplicados electrostaticamente, o que permite uma ligação mais forte e um acabamento mais duradouro.
A máquina de embalagem de pó com um acionamento de maxilas fechado é ideal para situações em que existe a possibilidade de entrada de pó ou outras partículas transportadas pelo ar.
Invólucros resistentes ao pó e classificações IP adequadas
Os invólucros das máquinas que contêm componentes eléctricos ou pneumáticos têm a responsabilidade de estar suficientemente protegidos contra a intrusão de poeiras, para que as máquinas possam continuar a funcionar como previsto.
Ao escolher o equipamento de embalagem para um local propenso a poeiras, é importante verificar se o equipamento tem uma classificação de proteção contra a entrada de poeiras (classificação IP) adequada à aplicação.
Na sua forma mais básica, uma Classificação IP é composta por dois números que mostram a resistência de um invólucro ao pó e à água. Além disso, o primeiro número de uma Classificação IP significa o nível de proteção da máquina contra sólidos, enquanto o segundo número indica o seu nível de proteção contra líquidos.
A máquina de embalagem de pó com um invólucro resistente ao pó terá um elevado nível de proteção contra sólidos e será capaz de resistir à entrada de partículas de pó.
Um pó com classificação IP65 máquina de embalagempor exemplo, está totalmente protegido contra o pó e pode também suportar jactos de água de baixa pressão vindos de todas as direcções.
Por outro lado, uma máquina de embalagem de pó com classificação IP54 está apenas parcialmente protegida contra o pó e pode suportar salpicos de água de todas as direcções.
Aspiração de poeiras
Não é o único que tem de se preocupar com outras coisas para além do pó que entra na máquina. Durante o processo de selagem a quente, se o pó entrar nas costuras da embalagem, as camadas de selante na película não aderem de forma adequada e uniforme, o que resulta em retrabalho e desperdício.
O equipamento de aspiração de poeiras pode ser utilizado em várias fases do processo de embalagem para remover ou recircular as poeiras, reduzindo assim a possibilidade de as partículas passarem pelos selos das embalagens. Isto pode ser feito para resolver o problema acima mencionado.
Algumas máquinas de embalagem de pó estão equipadas com capacidades de aspiração de pó incorporadas. Estas as máquinas têm um ventilador de sucção que elimina as partículas do pó durante o enchimento nos sacos.
Noutras máquinas de embalagem de pó, pode ser utilizada uma unidade externa de aspiração de pó para obter resultados semelhantes. Estas unidades de aspiração de pó são colocadas perto da máquina de embalagem de pó e o pó que foi disperso durante o processo de embalagem é arrastado para a unidade de aspiração de pó, de modo a não acabar na área de selagem da máquina.
Para além do pó, as unidades de aspiração de pó também podem ser utilizadas para remover outros tipos de contaminantes, como fibras de papel, cabelos e cotão.
Barras de eliminação estática
A eletricidade estática pode ser produzida quando um plástico a película de embalagem é produzida e passada através da máquina de embalagem. Isto pode provocar a aderência de pó ou objectos poeirentos ao interior da película.
Isto pode fazer com que o produto entre nos selos da embalagem, o que, como já foi referido, é algo que deve ser evitado para manter a integridade da embalagem intacta.
Para resolver este problema, o procedimento de embalagem pode incluir a utilização de uma barra de remoção estática. Além disso, as máquinas de embalagem de pó que já estão equipadas com capacidades de remoção estática terão uma vantagem.
Uma barra de remoção estática é um dispositivo que utiliza eletricidade de alta tensão e baixa corrente para eliminar a carga estática de um objeto. Quando colocada na estação de enchimento de pó, ajudará a manter o pó no seu lugar para que não seja atraído para a película devido à aderência estática.
As barras de eliminação de estática são também conhecidas como descarregadores de estática, eliminadores de estática ou barras anti-estáticas.
Quando utilizado em aplicações de embalagem de póSão frequentemente montados na estação de enchimento de pó ou na própria máquina de embalagem de pó.
Capas de proteção contra o pó ou capuzes
O exaustor de pó é uma parte da máquina que ajuda a recolher e eliminar quaisquer partículas que possam estar presentes quando o produto é colocado no saco. Isto acontece durante o processo automático de enchimento e selagem processo.
Este dispositivo também é conhecido como um tampão de pó, capuz de contenção de pó ou capuz de estação de enchimento de pó. Está ligado ao pó máquina de embalagem através de tubos flexíveis e tem um filtro de pó.
O exaustor de pó funciona puxando o ar carregado de pó para dentro da tubagem e depois através do filtro de pó.
Um exaustor de contenção de pó bem concebido terá uma superfície interior lisa para que o pó possa fluir facilmente e ser direcionado para o bico de enchimento da máquina de embalagem de pó. Terá também um sistema de deflectores para garantir que o pó não escapa da campânula enquanto está a ser aspirado para a máquina.
Em alguns casos, um exaustor de contenção de pó pode ser utilizado em conjunto com um coletor de pó. Trata-se de um dispositivo que é colocado perto da máquina de embalagem de pó e é utilizado para recolher o pó que foi disperso durante o processo de embalagem.
O coletor de pó funciona puxando o ar carregado de pó para dentro da unidade e depois através de uma série de filtros. O ar limpo é então exaurido de volta para a sala, enquanto o pó é recolhido num recipiente para ser eliminado.
As campânulas de contenção de pó e os colectores de pó são formas eficazes de impedir que o pó entre nos selos da embalagem. Ao utilizar um ou ambos os dispositivos, pode ajudar a garantir que o seu processo de embalagem de pó é tão eficiente e eficaz quanto possível.
Verificar as correias de tração a vácuo
As correias de tração por fricção são frequentemente incluídas como equipamento de série em máquinas verticais de enchimento e selagem de formulários. A fricção criada por estes componentes é o que puxa a película de embalagem através do sistema, o que é a sua principal responsabilidade.
No entanto, se a área onde se efectua a embalagem for poeirenta, as partículas em suspensão no ar podem ficar alojadas entre a película e as correias de tração por fricção. Isto faz com que o desempenho das correias seja afetado e acelera o ritmo do seu desgaste.
As correias de tração a vácuo são uma seleção alternativa que pode ser feita para máquinas de embalagem de pó. Fazem a mesma tarefa que as correias de tração por fricção, mas fazem-no com a ajuda da sucção a vácuo. Como resultado, os efeitos do pó no sistema de correias de tração são completamente anulados.
Apesar de serem mais caras, as correias de tração a vácuo têm de ser substituídas com muito menos frequência do que as correias de tração por fricção, especialmente em ambientes poeirentos. Como tal, podem ser a escolha mais económica a longo prazo.
Embalagem de pó em movimento contínuo
As máquinas de embalagem têm a capacidade de manter um movimento contínuo ou intermitente durante toda a operação. Por outras palavras, a película é constantemente movida num mecanismo que cria um movimento contínuo.
Numa máquina que utiliza um movimento intermitente, a película é parada uma vez por ciclo para que possa ser selada.
Movimento contínuo as máquinas de embalagem geram um fluxo contínuo de ar para o fundo da embalagem em resultado do movimento da película de embalagem.
Isto implica que qualquer poeira que possa ser gerada pelo produto será incentivada pelo fluxo de ar a encontrar o seu caminho dentro da embalagem, onde deve estar.
As máquinas de embalagem de pó de movimento intermitente podem fazer com que o pó seja transportado pelo ar quando a película é parada e iniciada. Se houver pó na zona, este pode depositar-se no pó e contaminá-lo.
A seleção de uma máquina de embalagem de pó com movimento contínuo pode ajudar a reduzir a quantidade de resíduos de pó que são gerados e também a evitar que o pó seja contaminado por poeiras.
Manutenção preventiva adequada das máquinas
A adição de medidas de controlo de poeiras ao seu processo de embalagem de pó irá contribuir muito para combater os efeitos nocivos das partículas que causam estragos no seu sistema. No entanto, a adesão a um programa adequado de manutenção preventiva da máquina é a outra peça importante do puzzle que tem de ser abordada.
Muitos dos trabalhos que ajudam a evitar avarias envolvem a limpeza e a verificação da existência de sujidade ou pó.
Quando o pó está envolvido no processo de embalagem, é necessário ter muito cuidado para garantir que todo o pó é completamente removido das diferentes áreas da máquina, para que não tenha a oportunidade de se acumular e causar problemas.
Limpar o pó de áreas difíceis de alcançar é uma tarefa que consome tempo, mas é uma tarefa que tem de ser feita regularmente se quiser manter o seu processo de embalagem de pó como eficiente e eficaz o mais possível.
Conclusões
É importante tomar todas as precauções necessárias para evitar que o pó contamine o seu processo de embalagem de pó.
Isto inclui a limpeza e inspeção regulares das máquinas, a seleção do tipo certo de máquina de embalagem e a manutenção adequada do equipamento de embalagem. A adoção destas medidas ajudará a manter o seu processo de embalagem de pós a funcionar sem problemas e ajudará a evitar reparações dispendiosas no futuro.