Como é que a embalagem com atmosfera modificada preserva a frescura dos produtos?

Tempo de leitura: ( Contagem de palavras: )

Modified Atmosphere Packaging

12 de outubro de 2022

Embalagem em atmosfera modificada (MAP) é um tipo de embalagem de alimentos em que a composição da mistura gasosa que envolve o alimento é modificada para prolongar o seu prazo de validade.

O consumidor atual está mais interessado do que nunca em comprar alimentos frescos e com um prazo de validade mais longo.

Este facto levou a um aumento da utilização de embalagens com atmosfera modificada (MAP) para uma variedade de produtos alimentares. Então, como é que a MAP funciona de facto para preservar a frescura dos alimentos? Vamos descobrir.

Qual é o objetivo da Embalagem com Atmosfera Modificada?

Vegetables packing Por definição, embalagem em atmosfera modificada é "a atmosfera modificada no interior de uma embalagem constituída por um gás ou mistura de gases que não o ar".

Por outras palavras, o MAP funciona alterando o ambiente que rodeia o produto alimentar de modo a prolongar o seu prazo de validade. Normalmente, isto é feito reduzindo a quantidade de oxigénio e aumentando a quantidade de dióxido de carbono na embalagem.

A isto chama-se oxidação. A oxidação dos produtos alimentares também é retardada pela embalagem em atmosfera modificada, o que prolonga ainda mais o prazo de validade do produto. As quatro atmosferas modificadas mais comuns utilizadas em embalagem de alimentos são o azoto, o dióxido de carbono, o oxigénio e o árgon.

Estes quatro elementos são frequentemente combinados de diferentes formas para criar a atmosfera perfeita para um determinado produto alimentar.

Por exemplo, a embalagem em atmosfera modificada para carne fresca utilizaria normalmente uma mistura de azoto/dióxido de carbono, enquanto a embalagem em atmosfera modificada para frutas e legumes frescos utilizaria uma mistura de oxigénio/dióxido de carbono.

O principal objetivo da atmosfera modificada a embalagem tem como objetivo prolongar o prazo de validade de um alimento produto, abrandando a taxa de deterioração. Isto é conseguido através da alteração da composição do gás no interior da embalagem, de modo a torná-la menos hospitaleira para microrganismos como bactérias e fungos, que são a principal causa de deterioração dos alimentos.

As vantagens da utilização do MAP incluem:

  • Prolongamento do prazo de validade dos alimentos perecíveis
  • Melhoria da qualidade do produto
  • Redução da perda de peso e da desidratação durante a armazenagem
  • Menos deterioração e contaminação

Embalagem ativa em atmosfera modificada

Ativo modificado a embalagem é um sistema de embalagem em atmosfera modificada em que um componente ativo é utilizado para controlar a atmosfera que envolve o alimento produto.

Os mais tipo comum de embalagem modificada ativa é a embalagem em atmosfera modificada com um absorvedor de oxigénio. Estes absorvedores de oxigénio são normalmente feitos de óxido de ferro, que é um agente oxidante natural.

Como o nome sugere, desloca os gases na embalagem e substitui-os pelo gás desejado. Este sistema de embalagem em atmosfera modificada é frequentemente utilizado para produtos que são altamente susceptíveis à oxidação, como frutos secos, nozes e cereais.

Embalagem passiva em atmosfera modificada

A embalagem passiva em atmosfera modificada inclui a utilização de um determinado tipo de filme para embalar um produto. O ambiente necessário desenvolve-se espontaneamente devido à respiração dos produtos e à difusão de gases através da película.

Este sistema de embalagem em atmosfera modificada é frequentemente utilizado para produtos que têm uma taxa de respiração baixa e não libertam concentrações elevadas de dióxido de carbono, como o queijo e o salame.

Origens da Embalagem com Atmosfera Modificada

Vegetables packing

As origens das embalagens com atmosfera modificada remontam ao início do século XIX, quando o químico francês Michael Eugene Chevreul descobriu que certos gases podiam ser utilizados para conservar alimentos.

Em 1809, Chevreul descobriu que a adição de dióxido de carbono ao leite evitaria que este se estragasse. Este processo, conhecido como "carbonatação", ainda hoje é utilizado para preservar o leite e outros produtos lácteos. Só em meados do século XX é que as embalagens em atmosfera modificada começaram a ser utilizadas em grande escala.

Nos anos 50, cientistas nos Estados Unidos e na Europa começaram a experimentar diferentes misturas de gases para prolongar o prazo de validade de vários produtos alimentares. A embalagem em atmosfera modificada começou a ser utilizada comercialmente na década de 1960 e, desde então, tornou-se uma prática comum na indústria alimentar. indústria alimentar.

Como é que a Embalagem com Atmosfera Modificada funciona nas Máquinas de Embalagem?

Como já foi referido, a embalagem em atmosfera modificada funciona da seguinte forma abrandar o ritmo de deterioração de um produto alimentar.

Isto é feito através da alteração da composição do gás no interior da embalagem, de modo a torná-la menos hospitaleira para microrganismos como bactérias e fungos, que são a principal causa de deterioração dos alimentos. Máquinas de embalagem que as embalagens com atmosfera modificada podem utilizar azoto ou dióxido de carbono.

O azoto é eficaz na inibição do crescimento de bactérias, enquanto o dióxido de carbono funciona sufocando as bactérias. Com estes dois combinados, a atmosfera modificada a embalagem pode preservar eficazmente a frescura dos alimentos.

Isto significa que a embalagem em atmosfera modificada pode efetivamente preservar a frescura dos alimentos durante um período de tempo mais longo.

Quais são os diferentes tipos de embalagens com atmosfera modificada?

premade bag packaging machines - spackmachine

Válvulas unidireccionais

Estas válvulas de plástico, que são frequentemente utilizadas na negócio do caféO sistema de proteção contra a entrada de gases permite que os gases saiam da embalagem, impedindo a entrada de quaisquer outras substâncias.

As válvulas unidireccionais permitem a saída de determinados gases do contentor, impedindo a entrada de quaisquer outros gases do ambiente. Isto é muitas vezes feito para aliviar a pressão que se acumulou como resultado da libertação de gases, que é o processo pelo qual as mercadorias libertam gases ou outros produtos químicos.

Para facilitar o empilhamento e a paletização, podem também ser utilizadas válvulas unidireccionais para permitir a libertação de ar das embalagens.

Descarga de gás (azoto)

A utilização de lavagem de gás de embalagens, que é altamente prevalecente, é um dos métodos activos de MAP mais frequentes e amplamente utilizados para produtos alimentares e bebidas. As descargas de gás são constituídas por três componentes:

  • Substituição do oxigénio por outro gás, a fim de adiar a oxidação
  • Reduzir a proliferação de organismos aeróbios que provocam a deterioração
  • Desempenhar a função de um enchimento a fim de preservar a uniformidade da embalagem

No procedimento conhecido como "lavagem com gás", um gás não perigoso, frequentemente azoto, é ativamente empurrado para dentro do saco antes de ser selado para deslocar o oxigénio que está presente no ar circundante.

Uma vez que o oxigénio é um dos agentes mais prejudiciais para a frescura dos alimentos, isto é feito para reduzir a quantidade de oxigénio contida no interior da embalagem. Como resultado, o ritmo de deterioração dos alimentos será reduzido.

O MAP A opção de descarga de gás nitrogénio é algo que muitos dos nossos clientes decidem acrescentar às suas embalagens processo.

Embalagens dessecantes

Estas películas de embalagem especialmente formuladas têm uma menor permeabilidade ao oxigénio e/ou à humidade do que as películas convencionais.Estes pequenos pacotes, que se assemelham a saquetas, incluem frequentemente uma combinação de pó de ferro e ácido ascórbico, podendo também incluir carvão ativado.

Estes componentes funcionam como catalisadores ou activadores, absorvendo a humidade e o oxigénio do ambiente circundante e removendo-os do interior da embalagem que contém o artigo perecível.

É frequentemente utilizado na embalagem de produtos como os frutos secos, em que é essencial reduzir o teor de humidade para o manter.

Materiais de embalagem com barreira

A embalagem passiva em ambiente modificado inclui a seleção de determinadas folhas de embalagem que conferem maior proteção.

Utilização de barreiras materiais de embalagem com menor suscetibilidade à humidade e ao oxigénio, como o cloreto de polivinilo (PVC), o polietileno de baixa densidade (LDPE) ou o polipropileno. Estes materiais de embalagempara além de serem mais caros, são também mais espessos do que os seus homólogos sem barreira.

Isto deve-se às camadas adicionais necessárias para proporcionar uma barreira adequada à humidade e ao oxigénio.

Como é que a embalagem em atmosfera modificada ajuda os legumes e as frutas a preservar a sua frescura?

Fruits packing

As embalagens com atmosfera modificada preservam ou reduzem os níveis de oxigénio no interior de um contentor para níveis que são benéfico para prolongar o prazo de validade.

Em geral, os níveis de oxigénio entre 1% e 5% são suficientes para adiar a oxidação dos produtos hortícolas frescos. Abaixo da concentração de 8%, a maturação e o amadurecimento podem ser atrasados.

O quadro seguinte indica o prazo de validade estimado de vários tipos de produtos quando as tecnologias MAP são utilizadas em condições ideais:

  • Maçãs: 2 - 11 meses (1 - 2% níveis de oxigénio)
  • Peras: 3 - 11 meses (1 - 2% níveis de oxigénio)
  • Uvas: 6 - 8 semanas (0,5% níveis de oxigénio)
  • Bananas: 15 dias (2 - 5% níveis de oxigénio)
  • Alface: 3 - 4 semanas (1 - 3% níveis de oxigénio)

Normalmente, a lavagem com nitrogénio é utilizada para atingir estes baixos níveis de oxigénio durante o acondicionamento de frutas e legumes frescos cortados.

Depois de enchimento e imediatamente antes de selarO gás nitrogénio é bombeado para cada caixa por um gerador de nitrogénio integrado numa máquina de embalagem.

Muitas empresas de produtos têm a perceção de que a vantagens de investir em embalagens materiais com baixas taxas de transferência de oxigénio e uma forte barreira ao oxigénio (OTR). Estes revestimentos têm uma baixa permeabilidade ao oxigénio, o que confere uma maior resistência à oxidação.

Considerações finais

Quando se trata de embalagens com atmosfera modificada, há alguns factores-chave a considerar para garantir que o seu produto se mantém fresco.

Atmosfera modificada a embalagem é útil para manter frutas e legumes frescos, reduzindo os níveis de oxigénio e retardando o amadurecimento.

Existem algumas formas diferentes de modificar o acondicionamento em atmosfera, incluindo a descarga de gás, as embalagens dessecantes e os materiais de acondicionamento de barreira.

É importante selecionar a embalagem em atmosfera modificada correta para o seu produto, a fim de garantir a sua frescura.

Se precisar de ajuda para saber mais, Máquina de espátula é um fabricante de embalagens de renome que o poderá aconselhar mais sobre este assunto!

Contactar-nos hoje para uma consulta gratuita.

Desbloqueie o processo de aquisição de máquinas de embalagem de bolsas profissionais sem falhas agora!

    Leon Liu

    Leon Liu

    Autor

    Olá! Chamo-me Leon, sou um gestor técnico de vendas experiente com mais de uma década de imersão no sector das máquinas de embalagem. Atualmente, estou a colocar os meus conhecimentos ao serviço da Spack Machine, uma empresa líder na criação de soluções de embalagem inovadoras.

    O facto de ter uma base sólida de formação em integração mecânica e de ser adepto de ferramentas de marketing e de IA dá-me uma perspetiva única. Faço a ponte perfeita entre as facetas técnicas e comerciais das nossas ofertas. O meu principal objetivo? Criar soluções personalizadas que respondam às necessidades específicas dos nossos clientes, assegurando que beneficiam de uma maior eficiência e poupança de custos.

    No fundo, sou movido pela minha paixão em ajudar as empresas a aperfeiçoar os seus fluxos de trabalho de embalagem. Acredito firmemente numa abordagem que coloca o cliente em primeiro lugar, dando ênfase à criação de valor genuíno para os nossos parceiros.

    Gosto de estabelecer contactos com colegas profissionais do sector da embalagem e não só. Vamos colaborar e traçar um caminho para o crescimento mútuo!

    Também pode gostar...

    0 Comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Actualize o seu processo de embalagem

    Obtenha uma solução de máquina de embalagem personalizada!

    Coffee Packaging Machine Supplier

    Explorar soluções personalizadas

      Solicite agora uma consulta gratuita e descubra como podemos melhorar a sua linha de embalagem!

      pt_PTPT