Embalagem em atmosfera modificada (MAP) é um tipo de embalagem de alimentos em que a composição da mistura gasosa que envolve o alimento é modificada para prolongar o seu prazo de validade.
O consumidor atual está mais interessado do que nunca em comprar alimentos frescos e com um prazo de validade mais longo.
Este facto levou a um aumento da utilização de embalagens com atmosfera modificada (MAP) para uma variedade de produtos alimentares. Então, como é que a MAP funciona de facto para preservar a frescura dos alimentos? Vamos descobrir.
Qual é o objetivo da Embalagem com Atmosfera Modificada?
Por definição, embalagem em atmosfera modificada é "a atmosfera modificada no interior de uma embalagem constituída por um gás ou mistura de gases que não o ar".
Por outras palavras, o MAP funciona alterando o ambiente que rodeia o produto alimentar de modo a prolongar o seu prazo de validade. Normalmente, isto é feito reduzindo a quantidade de oxigénio e aumentando a quantidade de dióxido de carbono na embalagem.
A isto chama-se oxidação. A oxidação dos produtos alimentares também é retardada pela embalagem em atmosfera modificada, o que prolonga ainda mais o prazo de validade do produto. As quatro atmosferas modificadas mais comuns utilizadas em embalagem de alimentos são o azoto, o dióxido de carbono, o oxigénio e o árgon.
Estes quatro elementos são frequentemente combinados de diferentes formas para criar a atmosfera perfeita para um determinado produto alimentar.
Por exemplo, a embalagem em atmosfera modificada para carne fresca utilizaria normalmente uma mistura de azoto/dióxido de carbono, enquanto a embalagem em atmosfera modificada para frutas e legumes frescos utilizaria uma mistura de oxigénio/dióxido de carbono.
O principal objetivo da atmosfera modificada a embalagem tem como objetivo prolongar o prazo de validade de um alimento produto, abrandando a taxa de deterioração. Isto é conseguido através da alteração da composição do gás no interior da embalagem, de modo a torná-la menos hospitaleira para microrganismos como bactérias e fungos, que são a principal causa de deterioração dos alimentos.
As vantagens da utilização do MAP incluem:
- Prolongamento do prazo de validade dos alimentos perecíveis
- Melhoria da qualidade do produto
- Redução da perda de peso e da desidratação durante a armazenagem
- Menos deterioração e contaminação
Embalagem ativa em atmosfera modificada
Ativo modificado a embalagem é um sistema de embalagem em atmosfera modificada em que um componente ativo é utilizado para controlar a atmosfera que envolve o alimento produto.
Os mais tipo comum de embalagem modificada ativa é a embalagem em atmosfera modificada com um absorvedor de oxigénio. Estes absorvedores de oxigénio são normalmente feitos de óxido de ferro, que é um agente oxidante natural.
Como o nome sugere, desloca os gases na embalagem e substitui-os pelo gás desejado. Este sistema de embalagem em atmosfera modificada é frequentemente utilizado para produtos que são altamente susceptíveis à oxidação, como frutos secos, nozes e cereais.
Embalagem passiva em atmosfera modificada
A embalagem passiva em atmosfera modificada inclui a utilização de um determinado tipo de filme para embalar um produto. O ambiente necessário desenvolve-se espontaneamente devido à respiração dos produtos e à difusão de gases através da película.
Este sistema de embalagem em atmosfera modificada é frequentemente utilizado para produtos que têm uma taxa de respiração baixa e não libertam concentrações elevadas de dióxido de carbono, como o queijo e o salame.
Origens da Embalagem com Atmosfera Modificada
As origens das embalagens com atmosfera modificada remontam ao início do século XIX, quando o químico francês Michael Eugene Chevreul descobriu que certos gases podiam ser utilizados para conservar alimentos.
Em 1809, Chevreul descobriu que a adição de dióxido de carbono ao leite evitaria que este se estragasse. Este processo, conhecido como "carbonatação", ainda hoje é utilizado para preservar o leite e outros produtos lácteos. Só em meados do século XX é que as embalagens em atmosfera modificada começaram a ser utilizadas em grande escala.
Nos anos 50, cientistas nos Estados Unidos e na Europa começaram a experimentar diferentes misturas de gases para prolongar o prazo de validade de vários produtos alimentares. A embalagem em atmosfera modificada começou a ser utilizada comercialmente na década de 1960 e, desde então, tornou-se uma prática comum na indústria alimentar. indústria alimentar.
Como é que a Embalagem com Atmosfera Modificada funciona nas Máquinas de Embalagem?
Como já foi referido, a embalagem em atmosfera modificada funciona da seguinte forma abrandar o ritmo de deterioração de um produto alimentar.
Isto é feito através da alteração da composição do gás no interior da embalagem, de modo a torná-la menos hospitaleira para microrganismos como bactérias e fungos, que são a principal causa de deterioração dos alimentos. Máquinas de embalagem que as embalagens com atmosfera modificada podem utilizar azoto ou dióxido de carbono.
O azoto é eficaz na inibição do crescimento de bactérias, enquanto o dióxido de carbono funciona sufocando as bactérias. Com estes dois combinados, a atmosfera modificada a embalagem pode preservar eficazmente a frescura dos alimentos.
Isto significa que a embalagem em atmosfera modificada pode efetivamente preservar a frescura dos alimentos durante um período de tempo mais longo.
Quais são os diferentes tipos de embalagens com atmosfera modificada?
Válvulas unidireccionais
Estas válvulas de plástico, que são frequentemente utilizadas na negócio do caféO sistema de proteção contra a entrada de gases permite que os gases saiam da embalagem, impedindo a entrada de quaisquer outras substâncias.
As válvulas unidireccionais permitem a saída de determinados gases do contentor, impedindo a entrada de quaisquer outros gases do ambiente. Isto é muitas vezes feito para aliviar a pressão que se acumulou como resultado da libertação de gases, que é o processo pelo qual as mercadorias libertam gases ou outros produtos químicos.
Para facilitar o empilhamento e a paletização, podem também ser utilizadas válvulas unidireccionais para permitir a libertação de ar das embalagens.
Descarga de gás (azoto)
A utilização de lavagem de gás de embalagens, que é altamente prevalecente, é um dos métodos activos de MAP mais frequentes e amplamente utilizados para produtos alimentares e bebidas. As descargas de gás são constituídas por três componentes:
- Substituição do oxigénio por outro gás, a fim de adiar a oxidação
- Reduzir a proliferação de organismos aeróbios que provocam a deterioração
- Desempenhar a função de um enchimento a fim de preservar a uniformidade da embalagem
No procedimento conhecido como "lavagem com gás", um gás não perigoso, frequentemente azoto, é ativamente empurrado para dentro do saco antes de ser selado para deslocar o oxigénio que está presente no ar circundante.
Uma vez que o oxigénio é um dos agentes mais prejudiciais para a frescura dos alimentos, isto é feito para reduzir a quantidade de oxigénio contida no interior da embalagem. Como resultado, o ritmo de deterioração dos alimentos será reduzido.
O MAP A opção de descarga de gás nitrogénio é algo que muitos dos nossos clientes decidem acrescentar às suas embalagens processo.
Embalagens dessecantes
Estas películas de embalagem especialmente formuladas têm uma menor permeabilidade ao oxigénio e/ou à humidade do que as películas convencionais.Estes pequenos pacotes, que se assemelham a saquetas, incluem frequentemente uma combinação de pó de ferro e ácido ascórbico, podendo também incluir carvão ativado.
Estes componentes funcionam como catalisadores ou activadores, absorvendo a humidade e o oxigénio do ambiente circundante e removendo-os do interior da embalagem que contém o artigo perecível.
É frequentemente utilizado na embalagem de produtos como os frutos secos, em que é essencial reduzir o teor de humidade para o manter.
Materiais de embalagem com barreira
A embalagem passiva em ambiente modificado inclui a seleção de determinadas folhas de embalagem que conferem maior proteção.
Utilização de barreiras materiais de embalagem com menor suscetibilidade à humidade e ao oxigénio, como o cloreto de polivinilo (PVC), o polietileno de baixa densidade (LDPE) ou o polipropileno. Estes materiais de embalagempara além de serem mais caros, são também mais espessos do que os seus homólogos sem barreira.
Isto deve-se às camadas adicionais necessárias para proporcionar uma barreira adequada à humidade e ao oxigénio.
Como é que a embalagem em atmosfera modificada ajuda os legumes e as frutas a preservar a sua frescura?
As embalagens com atmosfera modificada preservam ou reduzem os níveis de oxigénio no interior de um contentor para níveis que são benéfico para prolongar o prazo de validade.
Em geral, os níveis de oxigénio entre 1% e 5% são suficientes para adiar a oxidação dos produtos hortícolas frescos. Abaixo da concentração de 8%, a maturação e o amadurecimento podem ser atrasados.
O quadro seguinte indica o prazo de validade estimado de vários tipos de produtos quando as tecnologias MAP são utilizadas em condições ideais:
- Maçãs: 2 - 11 meses (1 - 2% níveis de oxigénio)
- Peras: 3 - 11 meses (1 - 2% níveis de oxigénio)
- Uvas: 6 - 8 semanas (0,5% níveis de oxigénio)
- Bananas: 15 dias (2 - 5% níveis de oxigénio)
- Alface: 3 - 4 semanas (1 - 3% níveis de oxigénio)
Normalmente, a lavagem com nitrogénio é utilizada para atingir estes baixos níveis de oxigénio durante o acondicionamento de frutas e legumes frescos cortados.
Depois de enchimento e imediatamente antes de selarO gás nitrogénio é bombeado para cada caixa por um gerador de nitrogénio integrado numa máquina de embalagem.
Muitas empresas de produtos têm a perceção de que a vantagens de investir em embalagens materiais com baixas taxas de transferência de oxigénio e uma forte barreira ao oxigénio (OTR). Estes revestimentos têm uma baixa permeabilidade ao oxigénio, o que confere uma maior resistência à oxidação.
Considerações finais
Quando se trata de embalagens com atmosfera modificada, há alguns factores-chave a considerar para garantir que o seu produto se mantém fresco.
Atmosfera modificada a embalagem é útil para manter frutas e legumes frescos, reduzindo os níveis de oxigénio e retardando o amadurecimento.
Existem algumas formas diferentes de modificar o acondicionamento em atmosfera, incluindo a descarga de gás, as embalagens dessecantes e os materiais de acondicionamento de barreira.
É importante selecionar a embalagem em atmosfera modificada correta para o seu produto, a fim de garantir a sua frescura.
Se precisar de ajuda para saber mais, Máquina de espátula é um fabricante de embalagens de renome que o poderá aconselhar mais sobre este assunto!
Contactar-nos hoje para uma consulta gratuita.
0 Comentários